November 17, 2020

Administradora e provedor do Hospital Santa Isabel são denunciados por corrupção em Ubá


Administradora e provedor do Hospital Santa Isabel são denunciados por corrupção em Ubá

Médico que trabalhava no Hospital Santa Isabel em Ubá é alvo da 2ª fase da Operação “Sala Vermelha” do MP — Foto: Guilherme Bonissate/G1

A administradora e o provedor do Hospital Santa Isabel foram denunciados nesta quarta-feira (4) por 53 crimes de corrupção em Ubá. As investigações foram iniciadas a partir da Operação “Sala Vermelha” , feita pelo Ministério Público Minas Gerais (MPMG) em janeiro de 2019. Os nomes não foram divulgados.

Segundo informações do MPMG, “a denúncia é de que estariam desviando recursos do hospital, uma vez que tinham a prática de ‘deslocar’ enfermeiros para prestar serviços nas residências de familiares, com prejuízo aos trabalhos assistenciais desenvolvidos na entidade”.

A denúncia foi formulada pela 4ª Promotoria da Comarca de Ubá, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Visconde do Rio Branco e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde.

A Justiça decidirá se os investigados se tornam réus em um possível processo criminal.

Em nota enviada ao G1, a defesa dos envolvidos informou que “recebe com absoluta perplexidade a acusação formulada pelo Ministério Público. Muito embora ainda não tenha acesso ao conteúdo da denúncia, os fatos- tal como divulgados pela promotoria- não constituem nenhum crime, muito menos corrupção. Ao contrário, a boa-fé é evidente e pode ser comprovada pela postura colaborativa nas investigações e, em especial, pela restituição espontânea dos valores correspondentes aos salários dos funcionários que prestaram o atendimento - regular e de conhecimento público- domiciliar. A defesa confia que a acusação será rejeitada pelo Poder Judiciário, com o reconhecimento da legitimidade dos atos e práticas da administração.”

Sobre a operação

O nome “Sala Vermelha” é uma referência ao local em que os pacientes em estado grave são recebidos nas unidades de saúde de urgência e emergência.

A operação foi deflagrada em janeiro de 2019 pelo MPMG, em conjunto com as polícias Civil e Militar de Minas Gerais, para o cumprimento de ordens de prisão e de busca e apreensão proferidas pelo Juízo Criminal de Ubá.

Leia mais:

Em abril, o MP denunciou 15 pessoas investigadas na 1ª fase da Operação “Sala Vermelha” por associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e concussão, que é usar o cargo público para exigir vantagem indevida.

Como denunciar irregularidades

Durante a primeira fase das investigações, outros 36 pacientes e familiares informaram ter sido vítimas de cobranças indevidas do médico. Os fatos serão apurados pelo MPMG em novos Procedimentos Investigatórios Criminais.

O MP orienta que outras vítimas ou testemunhas podem apresentar denúncias sobre o caso das seguintes maneiras:

Un refuerzo en el cuerpo médico

Atrás quedó en el tiempo la euforia del retorno a las prácticas, San Lorenzo ya concluyó su primera semana de trabajo y arrancó la segunda en busca de seguir avanzando bajo los protocolos establecidos por la AFA y el Ministerio de Salud en el predio de la AFA en Ezeiza.

Una de las novedades de esta mañana en el predio Julio Humberto Grondona fue la reincorporación de Diego Rodríguez, quien luego de cumplir la cuarentena tras volver de Uruguay y pasar por los testeos correspondientes ya trabaja bajo las ordenes de Soso, a quien conoce de su paso por Defensa y Justicia.

A la espera de lo que será esta semana ver a Franco Di Santo, Jonathan Herrera, Gabriel Gudiño y Alexis Castro, el Ciclón no quiere dejar ningún detalle librado a lazar. Y por eso, el cuadro de Boedo sumó según informó el club, al infectólogo Pablo Presa, al plantel de fútbol para realizar los testeos semanales de COVID-19, asesorar y supervisar el correcto cumplimiento del protocolo sanitario.

#SanLorenzo incorporó al infectólogo Pablo Presa al plantel de fútbol para realizar los testeos semanales de COVID-19, asesorar y supervisar el correcto cumplimiento del protocolo sanitario. pic.twitter.com/Ji3p8EOKuR — San Lorenzo (@SanLorenzo) August 17, 2020

Presa se recibió en la UBA en 1998, actualmente trabaja como medico pediatra para el Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires y en la clínica Santa Isabel. Sin dudas luego del positivo de coronavirus de Luis Sequeira de la semana pasada, San Lorenzo quiere estar hasta en los más mínimos detalles para dentro de lo posible esto no vuelva a ocurrir y sus futbolistas tengan de primera mano cuales son los mejores cuidados para seguir entrenando, pensando en el regreso a la actividad.

Associação Beneficente Católica realiza seletivo para Residência Médica

A Associação Beneficente Católica – Hospital Santa Isabel, mediante lançamento de edital, torna público a abertura das inscrições de processo seletivo para Residência Médica. O certame contempla 08 (oito) vagas, sendo distribuídas nas seguintes especialidades: Clínica Médica (02), Ginecologia e Obstetrícia (02), Pediatria (02) e Programa de Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica (02).

Inscrições devem ser efetivadas através do http://www.aremg.org.br/, com prazo final marcado para a data de 20 de outubro de 2020, às 18h00. Antes de iniciar a inscrição o candidato deverá providenciar cópias digitalizadas do documento de identificação com foto (frente e verso) e do comprovante que atende ao requisito (diploma ou registro no CRM ou comprovante que completará curso de medicina até 28 de fevereiro de 2021 para programas com entrada direta a ser enviado via sistema e ainda cópia de todos os documentos para a avaliação curricular. No mesmo momento da inscrição deverá ser preenchido o currículo e anexados os documentos comprobatórios conforme modelo de avaliação curricular. A taxa de participação é de R$ 180,00.

No caso de a inscrição e o pagamento da guia de recolhimento terem sido realizados dentro dos prazos previstos, mas não for emitida a confirmação de sua inscrição ou no comprovante constem dados incorretos, cabe ao candidato o envio de e-mail informando o número de sua inscrição, a data e a forma de pagamento, e os dados que não correspondam ao descrito, para psu2021@aremg.org.br, até o dia 10/11/2020 impreterivelmente que será respondido até o dia 13/11/2020 com as orientações necessárias.

No período de 03/11/2020 a 10/11/2020 o candidato deverá acessar sua página no site www.aremg.org.br no Menu “Processo Seletivo”, onde será disponibilizado o comprovante com a confirmação da inscrição e indicação do local e sala de realização da prova. O processo seletivo para residência médica da Associação Beneficente Católica – Hospital Santa Isabel, em Ubá, Minas Gerais, será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa uma prova geral de conhecimentos médicos com valor de 90 pontos, e a segunda etapa composta por análise curricular padronizada com valor de 10 pontos.

De acordo com cronograma estabelecido, a prova será aplicada na data de 06/12/2020. O Resultado Final do Processo Seletivo tem divulgação prevista para o dia 29/01/2021, no site www.aremg.org.br. Será obedecida ordem decrescente de classificação pelas notas finais (soma das notas da 1ª e 2ª etapas), até o preenchimento das vagas ofertadas em cada Programa, seguido da listagem dos selecionados, em seus respectivos Programas, desde que tenham sido classificados na primeira etapa e não tenham obtido NOTA ZERO na segunda etapa do Processo Seletivo. No caso de empate na classificação final, o desempate se fará em favor do candidato que obtiver maior nota na Primeira Etapa e se o empate ainda persistir, em favor do candidato mais velho.

Caso seja necessário, em razão de recomendação das autoridades locais e/ou CNRM, devido à pandemia, poderá ocorrer alteração nas datas previstas no cronograma.


Edital Associação Beneficente Católica – Hospital Santa Isabel


回到上一頁